“Dra, sinto dores na relação sexual, isso é normal?”
A resposta para este questionamento é NÃO!
Infelizmente muitas mulheres acreditam que as relações sexuais e a satisfação do parceiro são uma obrigação do relacionamento, a qual devem cumprir a despeito do próprio prazer e bem-estar pessoal. Por este motivo, é muito comum mulheres se submeterem a relações sexuais dolorosas ou desconfortáveis, e muitas acreditam que a dor sentida durante o sexo é algo normal.
Conhecida como dispareunia, a dor durante as relações sexuais, que pode ocorrer durante ou depois do ato, não é fisiológica, ou seja, é anormal. Pode acometer homens, porém é mais comum entre as mulheres. As dores podem ocorrer na vulva, no introito vaginal (abertura da vagina), no canal vaginal ou na parte inferior da barriga.
Entre as causas para a Dispareunia estão: pós-parto, endometriose, ressecamento vaginal secundário à menopausa, ausência de excitação antes do sexo, infecções (colpites/cervicites), problemas de relacionamento com parceiro, experiências dolorosas, vaginismo, vulvodínea.
A dispareunia tem tratamento, e sua abordagem será direcionada de acordo com a sua provável causa. Pode incluir uso de antibióticos se houver suspeita de infecção, hidratantes vaginais quando há sinal de ressecamento, hormônio de aplicação vaginal (menopausa/climatério), tratamentos para relaxamento da musculatura da vagina, além de psicoterapia.
Algumas mulheres se sentem envergonhadas ao abordar esta queixa em consulta médica, e em muitos casos sequer é mencionada. No entanto, dispareunia pode indicar existência de doença, ou outra condição a qual o ginecologista está apto para tratar.
Insistir em relações sexuais dolorosas pode trazer transtornos emocionais para a mulher, além de piorar os sintomas. O prazer do outro não deve estar acima de sua saúde e bem-estar. Caso apresente dor durante o ato sexual, procure um ginecologista.