QUANDO SUSPEITAR DE ENDOMETRIOSE?

Muitas mulheres que sofrem com dores incapacitantes no período perimenstrual (ou até mesmo fora dele) acreditam que estão passando por uma situação normal. Porém, eu tenho uma coisa para dizer: dor pélvica intensa NÃO é normal, independente do período do ciclo. Isso significa que toda dor pélvica é endometriose? Não!!! No entanto, existem alguns sintomas que falam a favor deste diagnóstico, e devem ser motivo de investigação. Os sintomas mais comuns da endometriose são:

1- Cólica menstrual intensa, por vezes incapacitante, que antecede a menstruação por vários dias, e dura todo o período da menstruação.
2- Dor durante as relações sexuais;
3- Dor na região pélvica recorrente, até mesmo fora do período menstrual.
4- Dor para evacuar (disquezia) e/ou ao urinar (disúria), com piora durante a menstruação.
5- Infertilidade

Se você reconhece estes sintomas consulte um ginecologista para uma investigação. A entrevista clinica é fundamental para realização de um diagnóstico correto.

‼️Lembrete: nem toda dor pélvica é causada por Endometriose, por isso evite chegar na consulta dizendo “seu diagnóstico”.

⚠️ Alerta: Este post NÃO substitui uma consulta!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

Sentir dor NÃO é normal!

Com frequência recebo no consultório mulheres com relatos de anos de dores pélvicas relacionadas à menstruação e/ou relação sexual, que ouviram por anos que tais

LER MAIS »

ADENOMIOSE

A adenomiose é uma doença que ocorre pela presença de tecido da parede do útero (endométrio) na camada muscular(miométrio). É uma importante causa de sangramento

LER MAIS »