Muitas mulheres que sofrem com dores incapacitantes no período perimenstrual (ou até mesmo fora dele) acreditam que estão passando por uma situação normal. Porém, eu tenho uma coisa para dizer: dor pélvica intensa NÃO é normal, independente do período do ciclo. Isso significa que toda dor pélvica é endometriose? Não!!! No entanto, existem alguns sintomas que falam a favor deste diagnóstico, e devem ser motivo de investigação. Os sintomas mais comuns da endometriose são:
1- Cólica menstrual intensa, por vezes incapacitante, que antecede a menstruação por vários dias, e dura todo o período da menstruação.
2- Dor durante as relações sexuais;
3- Dor na região pélvica recorrente, até mesmo fora do período menstrual.
4- Dor para evacuar (disquezia) e/ou ao urinar (disúria), com piora durante a menstruação.
5- Infertilidade
Se você reconhece estes sintomas consulte um ginecologista para uma investigação. A entrevista clinica é fundamental para realização de um diagnóstico correto.
‼️Lembrete: nem toda dor pélvica é causada por Endometriose, por isso evite chegar na consulta dizendo “seu diagnóstico”.
⚠️ Alerta: Este post NÃO substitui uma consulta!
Cirurgia Ginecológica: o que é?
A Cirurgia Ginecológica é uma subespecialidade de atuação do Ginecologista-Obstetra que realiza a abordagem cirúrgica de algumas patologias ginecológicas como: câncer ginecológico, endometriose, incontinência urinária, prolapsos, miomas e pólipos uterinos, dentre outras.
As cirurgias ginecológicas possuem indicações que são avaliadas pelo ginecologista, e em muitos casos não devem ou não necessitam ser realizadas.
As principais cirurgias ginecológicas são: histerectomia (retirada do útero), perineoplastia, traquelectomia (conhecida como CAF), miomectomia, ooforectomia (retirada dos ovários), retirada de pólipos, tratamento da incontinência, endometriose.
Algumas dessas cirurgias podem ser realizadas através de técnicas minimamente invasivas, como videolaparoscopia e histeroscopia.
Se você já realiza acompanhamento periódico com um ginecologista que não faz cirurgias, não é necessário mudar.
Caso você necessite de algum procedimento cirúrgico, será encaminhada ao cirurgião ginecológico.