Muitas mulheres que sofrem com dores incapacitantes no período perimenstrual (ou até mesmo fora dele) acreditam que estão passando por uma situação normal. Porém, eu tenho uma coisa para dizer: dor pélvica intensa NÃO é normal, independente do período do ciclo. Isso significa que toda dor pélvica é endometriose? Não!!! No entanto, existem alguns sintomas que falam a favor deste diagnóstico, e devem ser motivo de investigação. Os sintomas mais comuns da endometriose são:
1- Cólica menstrual intensa, por vezes incapacitante, que antecede a menstruação por vários dias, e dura todo o período da menstruação.
2- Dor durante as relações sexuais;
3- Dor na região pélvica recorrente, até mesmo fora do período menstrual.
4- Dor para evacuar (disquezia) e/ou ao urinar (disúria), com piora durante a menstruação.
5- Infertilidade
Se você reconhece estes sintomas consulte um ginecologista para uma investigação. A entrevista clinica é fundamental para realização de um diagnóstico correto.
‼️Lembrete: nem toda dor pélvica é causada por Endometriose, por isso evite chegar na consulta dizendo “seu diagnóstico”.
⚠️ Alerta: Este post NÃO substitui uma consulta!
Sentir dor NÃO é normal!
Com frequência recebo no consultório mulheres com relatos de anos de dores pélvicas relacionadas à menstruação e/ou relação sexual, que ouviram por anos que tais